quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016


AB NERCIVS AD INFINITVM...

                                                           " É que Narciso acha feio
                                                              o que não é espelho..."
                                                    Caetano Veloso in "Sampa"


Quando olho no espelho, 
Quase sempre me indago.
Quem será esse rapaz?

Nem jovem nem tão velho,
Que me observa do outro lado
Com um jeito tão pertinaz?

Quem será esse sujeito,
Que em seu âmago
Me vejo de um jeito tão vago?

Quem será esse ser
Que Narciso quisera ser,
Até o próprio juízo perder?

Mas jamais ousaria perguntar:
- Espelho, espelho meu,
Quem será esse que não sou eu?

- De quem será esse rosto,
Composto de tanto desgosto,
Que em tantas faces se perdeu?

Esse rosto de puro enfado,
De quem suporta amargo fardo
Imagem, imaginação, imago...

Quiçá Narciso, quiçá Prometeu
Talvez a sorte que uma virago
Soturna, nas trevas escondeu!

Gonçalves Viana



Nenhum comentário:

Postar um comentário